Você sabe qual a mistura correta para se obter o concreto?

Você sabe qual a mistura correta para se obter o concreto?

por

Iniciando pela seleção dos materiais que compõem a liga como a areia e pedra, que devem estar livres de resíduos como barro ou argila, gravetos, raízes, folhas e outros, para que não fiquem buracos entre a estrutura após ambas secarem.

A água, também é de fundamental importância, para se ter um bom concreto, deve ser limpa e livre de resíduos, o ideal são as potáveis vindas da rua, que alimentam as residências e devemos nos atentar para a utilização da quantidade de água correta na mistura, não devendo exceder para não enfraquecer o concreto, nem faltar para que não fique esburacado levando-se em conta inclusive a umidade da areia escolhida.

A escolha do cimento, que é a base da massa, quando misturado com água forma uma pasta de fácil manuseio e responsável pelo endurecimento de toda mistura. Existe uma variedade de tipos definidos pelas siglas CP I, CPII, CP III, CPIV, CPV e outras as quais deve-se observar qual é a melhor para sua estrutura.

O padrão mais comum da mistura dos materiais, é de 1 parte de cimento, 2 partes de areia e 3 partes de pedra. A quantidade de água varia de 160 a 250 lt./ m3 de concreto, lembrando que como já falamos, depende da umidade da areia e para que o concreto será utilizado.

A mistura pode ser feita de forma simples, com utilização de enxada e pá, ou com betoneiras.

É de grande importância se obter um bom concreto, que na maioria das vezes são a base de sustentação de obras, utilizados nos alicerces, colunas, vigas, lajes, pisos, etc.

Vale a pena se aprofundar no reconhecimento de cada item que compõe o concreto, para não se ter surpresas desagradáveis na sua obra.

Sobre

Esquadrias: Janelas e Portas de Alumínio Sob Medida

Outros Posts