Pinturas em paredes, faço eu mesmo ou chamo um profissional?
Pintar paredes de alvenaria, para quem gosta de fazer serviços manuais pode parecer tarefa fácil, mas não é bem assim, exige muita técnica e conhecimentos, que como todo ramo só os profissionais conhecem, mas isso não impede que você mesmo faça.
O processo começa pela escolha da tinta que estão disponíveis em muitas cores, tipos e qualidades e é importantíssimo que se saiba exatamente os diferenciais entre uma e outra, buscando informações junto a técnicos disponíveis em grandes lojas de materiais de construção, profissionais que estejam dispostos a passar informações.
Uns dos quesitos importantes na escolha da tinta, é saber como é feita sua diluição, que podem ser através de produtos químicos como Água Raz, etc., que produzem muito cheiro no ambiente e nem todo mundo pode ou quer que isso ocorra. O ideal, são as diluídas com água, que não deixam cheiro no ambiente.
Caso você esteja indeciso(a) quanto a cor, os revendedores oferecem um pequeno dispositivo que parece um daqueles carimbos mais modernos, com uma pequena quantidade de tinta na cor, para vc pintar uma pequena parte de parede para ter noção se ficará a seu gosto ou não, antes de comprar a tinta na quantidade que irá precisar. Aliás, as informações de quantos m2 o ¼, Galão ou Lata pintam, é quantas demãos são necessárias para cobrir perfeitamente a parede.
Outro ponto importante, é a preparação da parede a ser pintada, onde devemos identificar e reparar rachaduras, estufamentos que podem exigir emendas de rebocos, reparos com massa corrida ou gesso, detalhes que não vamos nos aprofundar aqui, mas que são de fundamental importância e complexidade executar antes de pintar. Até mesmo sujeiras mais profundas devem ser eliminadas antes de se iniciar o processo de pintura. A limpeza, pode ser feita com uma bucha normal de lavar louça, embebida com água de detergente para movimentar a sujeira e um pano úmido para retirar. Alguns ditos populares, dizem que o cloro (cândida) é um excelente produto para paredes mofadas, mas não sabemos se isso é comprovado. O processo de preparação é importante, para que a cobertura da tinta seja mais efetiva e exija menos demãos.
Além da tinta, você precisará ter um rolo de pintura (os de lãs são mais indicados) um pincel ou rolinho estreito para acabamentos de teto, cantos e rodapé, um vasilhame para preparo da tinta e uma bandeja para depositar e escorrer o que estiver em excesso no rolo, lixas, espátulas, fita crepe e outras ferramentas para acabamentos, pinturas e boa sorte.